segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Economia (África Subsaariana)



Compostos em sua maioria por países exportadores de matéria prima e ao mesmo tempo importadores de produtos industrializados e de serviços, encontrando-se à margem da economia mundial, sendo manipulados pelos ricos países.

 Está condição reflete na falta de recursos econômicos destinados para a saúde e educação e projetos sociais.
Sua economia esta baseada na :

AGRICULTURA : por estar situado dentro da zona intertropical da terra o clima favorece a agricultura de produtos tropicais. O sistema de produção é os PLANTATIONS, que são grandes extensões de terras aonde são produzidos um tipo utilizando-se a mão de obra barata.





LATIFUNDIOS - MONOCULTURA - MÃO DE OBRA ABUNDANTE E BARATA 

A produção tem destino certo, abastecer os grandes mercados dos países desenvolvidos.                 Principais produtos : cacau,café,chá,cana-de-açúcar,algodão,amendoim,abacaxi e banana.

MINERAÇÃO : Á África Subsaariana detém 7%  das reservas mundiais de petróleo e cerca de 11% da produção mundial. O que faz com que as grandes empresas transnacionais que trabalham na prospecção e na exploração de petróleo atuem em países como Nigéria, Angola,Congo entre outros . 
Outros produtos: ouro,prata,diamantes,minério de ferro,manganês, bauxita,sal marinho e mineral, urânio, carvão entre outros. 
Agora você entende porque o subsolo africano chamou tanta a atenção dos europeus.







INDUSTRIAS : Estes países são carentes de mão de obra qualificada devido ao baixo nível de estudo e falta de escolas e universidades e pouco investimentos tendo a base da industria no setor de alimentos, bebidas e têxteis. Alguns países devido ao interesse internacional há empresas transnacionais no ramo petroquímico, siderúrgica,metalúrgica e de eletrônicos.
Importante salienta que os produtos primários,queles originados da agricultura,pecuária e minerais, sempre terão os preços mais baixos no mercado, já que os produtos provenientes do setor secundário, os produtos industrializados possuem uma maior vantagem econômica.






TURISMO : As principais atrações são os parques nacionais e o turismo ecológico, porém o turismo poderia ser explorado de forma melhor se houvesse uma melhoria na infra estrutura como aeroportos, rodovias, hotéis e resolver problemas relacionados a endemias. 






6 comentários: